DIUs

DRA. LUCIANA MIELE

DIU é a sigla para dispositivo intrauterino, também conhecido com SIU (sistema intrauterino). Trata-se de um pequeno aparelho que é colocado dentro do útero para prevenir a gestação. Através de vários mecanismos de ação dificultam a motilidade dos espermatozóides impedindo, com isso, a fertilização. Existem os HORMONAIS e os NÃO HORMONAIS.

Os hormonais liberam hormônios progestagênios na camada interna do útero chamada de endométrio, impedindo a passagem do espermatozoide, entre outras ações. Também afinam a camada de revestimento uterino, reduzindo ou inibindo o sangramento menstrual. Duram 5 anos.

Os não hormonais podem ser de cobre ou cobre e prata e liberam o cobre na camada interna do útero tornando o ambiente desfavorável aos espermatozoides. Duram entre 3 e 10 anos.

Apesar deste tempo de duração, podem ser retirados em qualquer momento que a paciente desejar. Não são abortivos já que não permitem a fecundação (encontro do óvulo com espermatozoide) e sua colocação é realizada no consultório sem necessidade de anestesia, sendo um procedimento rápido que pode gerar um desconforto leve. O retorno à vida normal é imediato e a paciente deverá apenas realizar controle com ultrassom para avaliar a posição do dispositivo, além de um controle médico. Pode voltar à vida sexual em 24h após a inserção, pois o início da anticoncepção é imediato.

Em alguns casos, quando o canal cervical está fechado, pode ser necessário uma sedação que também pode ser realizada na Clínica Kóre, onde possuímos atendimento de uma equipe de alta performance de anestesiologistas com a mais alta tecnologia, segurança e conforto.

Não há limite de idade para colocação de DIU, respeitando início da vida sexual e menopausa. O DIU também é indicado como método de escolha para evitar gravidez indesejada na adolescência pela FEBRASGO( Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), justamente por se tratar se um método mais eficaz que anticoncepcionais orais nessa fase, pois não depende da tomada diária e, portanto, o esquecimento não influencia. Essa recomendação é a mesma dos Protocolos Americano e Britânico para contracepção na adolescência.

O DIU é 20 vezes mais eficaz que pílulas, com eficácia comparável a Ligadura e Vasectomia, só que reversível.

CONTATE-NOS

Millennium Office | R. Senador Salgado Filho, 203. sala 301
São Bento | Bento Gonçalves, RS CEP 95700-360

54 3701.4554 contato@clinicakore.com.br
DESENVOLVIDO POR STUDIO ATRIA